E aí que hoje é aniversário da minha mãe…

Em 1950, lá em Almenaria (MG), nascia uma piti, que depois virou tupaquidi, mas também era conhecida por aí como Dra Darcy Franca. Nunca conheci Almenaria, apenas por algumas histórias que ela contava: As bonecas feita de espiga de milho, o boi bravo que quase a atacou, o dia em que foi simbora do Vale do Jequitinhonha e deixou para trás um dos irmãos mais velhos.

Hoje minha mãe faria 63 anos, foi esta moça espevitada que me ensinou a ser quem eu sou, com alguns contratempos, brigas e afins, mas a culpa é dela. Tupaquidi me ensinou a gostar de samba, bossa nova, de ir para rua dançar e lutar.

Era ela que mesmo eu não contando das dores bobas que assolavam meu coração que me dava colo, fazia cafuné e me deixava dormir em sua cama. Minha companheira de PUC, de pegar o carro e ir a médicos.

Tenho certeza que a minha mãe estaria em polvorosa pensando não no aniversário dela, mas sim no aniversário da neta. Ela sempre disse que queria ver os netos dela nascerem, uma pena isso não ter acontecido… Ela seria apaixonada pela Rosa, tenho absoluta certeza.

Olho para trás em todo dia 31 de janeiro e 26 de setembro e só posso dizer uma coisa: a saudade nos faz desfocar os momentos ruins e carrega nas tintas nos momentos bons. Assim gosto de me lembrar: Uma mãe companheira, que conversava com as filhas sobre política, que se virava para poder estar em nossas vidas, que nos amava e contava histórias, até o dia em que nós começamos a contar para ela histórias para o tempo passar naquela UTI fria.

Feliz aniversário mãe, não posso te levar uma café da manhã e te dar um beijo, mas posso te dizer que estamos bem, a Rosa é linda e tu fazes uma falta danada nessa coisa chamada vida.

Responder a E aí que hoje é aniversário da minha mãe…

Deixe um comentário

