Eleições 2012: Eu não vou ajudar a eleger um parlamentar de direita, e você?

Faltam poucos dias para o 7 de outubro, dia em que os municípios brasileiros (tirando Brasília e Fernando de Noronha) escolheram seus representantes no poder legislativo e executivo. Tarefa difícil em tempos de uma especularização gigantesca do processo eleitoral, onde o que mais vale é o fetiche de transformar os candidatos em mercadoria. Guy Debord teria muito orgulho do que vem acontecendo conosco, só que não.

Segundo um estudo do TSE pela primeira vez o Brasil superou a cota de 30% de mulheres nas chapas que disputam a vereança, o mesmo não se pode dizer das prefeituras, são apenas 15% de mulheres na disputa. Porém dados pelos dados, sem análise profunda do que significam ou a própria compreensão liberal de que ser apenas mulher basta para resolver os problemas do mundo. Uma mulher ligada a um partido conservador ajuda a manter o status quo, ou não?

A mesma coisa quando discutimos fortalecimento dos partidos, é preciso que os partidos políticos estejam comprometidos com a luta feminista de forma programática e pra isso é preciso sim estar assegurado o fortalecimento ideológico dos partidos que muitas vezes acaba sendo deixado de lado em coligações proporcionais para poder eleger parlamentares e depois garantir a governabilidade. E são nessas e outras que as pautas feministas sofrem um arremedo aqui, um tirada de cena ali e uma diluída acolá para poder assegurar as coligações nas candidaturas proporcionais, pensar isso também é pensar intervenção feminista para a reforma política, por que não queremos apenas mulheres no poder, queremos mulheres com formação feminista e sem rabo preso com acordos eleitoreiros. (FRANCA, Luka. O lugar da mulher na reforma política é para além da paridade e das cotas)

Saber em quem votar e como funciona o processo eleitoral é fundamental. Eu pessoalmente me tensiono muito com a lógica de votar em uma mulher para ficar de consciência em paz do ponto de vista liberal, porém acredito que para emancipar mulheres (cis ou trans) é necessário um programa que dialogue com a totalidade da política, que não seja uma colcha de retalhos sem senso algum e infelizmente com a corrida desenfreada para ver quem vai continuar gerindo o mesmo barco furado isso ficou de lado.

Por fim, quando você vota em um candidato a vereador, você está votando automaticamente em todos os candidatos da coligação. Numa eleição proporcional nunca se vota apenas em uma pessoa, o voto sempre conta para toda coligação do qual seu partido faz parte. O voto no honesto que está coligado ao desonesto ajuda também o desonesto. Pense nisso antes de votar. (AMARAL, Eduardo e LIMA, Matheus. Como se elegem os vereadores?)

Eu apoio diversas candidaturas, muitas delas com problemas, mas que hoje por hoje para mim são as que mais expressam a coerência de um programa político de totalidade junto a sociedade. Poderia aqui citar nomes do PT que as vezes se aproximam dos debates que julgo importantes, porém não há como indicar preferência política a quem vai contabilizar voto para ajudar a eleger gente da direita para a câmara de vereadores. Política também se faz pensando nestas coisas e não pensando apenas: Ah, esse cara legal e tem umas ideias ótimas. (Nisso uma das inserções do Haddad sobre o tema acertou em cheio, viu?)

Isso não quer dizer que não tenha gente aguerrida e comprometida com um outro projeto de sociedade em partidos com trajetória ombro a ombro com os movimentos sociais, quer dizer que eu não vou ajudar a eleger gente do PP, PRB, DEM, PSDB, PSDC e afins para que lá na frente nas câmaras de vereadores a gente veja os nossos direitos sendo vilipendiados por aqueles que apoiaram uma candidatura x ou y.

Responder a Eleições 2012: Eu não vou ajudar a eleger um parlamentar de direita, e você?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s