4ª Carta dos adolescentes da Febem/Fundação Casa

Enquanto não sento e organizo as idéias para escrever sobre o que vivenciei e vi em São José dos Campos coloco por aqui a 4ª Carta de denúncia dos adolescentes da Febem UI28 Jatobá, na Raposo Tavares. Sabe como é, truculência, tortura e afins só para o povo preto pobre, seja em SJC ou na Febem.

Transcrição da QUARTA carta dos adolescentes da FEBEM/FUNDAÇÃO CASA UI28, denunciando a Unidade.
Esta já é quarta carta dos adolescentes da Fundação Casa/FEBEM Unidade de Internação Jatobá –UI28. Desde junho/2011, adolescentes, familiares e militantes dos direitos humanos tem se organizado para denunciar as violências ocorridas na Unidade. Muitas ações aconteceram neste período (ato em frente a unidade, dossiê entregue a ONU, denuncias protocoladas em diversos órgãos e com diversas autoridades, ato em frente ao Fórum, carta dos adolescentes da UI28 e Complexo Brás entregue à Juiza Corregedora etc.)
O movimento alcançou algumas conquistas, como a saída da Diretora Tania da Unidade. No entanto as violências continuam, demonstrando a falência da instituição. Segue a transcrição:

23 de Janeiro de 2012…

Mais uma vez nós adolescentes que nos encontramos cumprindo medida sócio-educativa na unidade de internação UI 28 casa Jatobá do complexo raposo tavares DRM IV decidimos pedir ajuda novamente aos membros da sociedade para que alguma providência seja tomada mediante a pratica de torturas e os tratamentos desumano o qual ,qualquer adolescente que venha cumprir a medida sócio educativa nesta unidade é submetido a maus tratos, ,um dos funcionários que pratícava maus tratos com a gente ,já não atua mais na unidade, mais ainda existem outros funcionários que ainda atuam de formas desumana,a direção da unidade já não é mais a mesma,mais o corpo funcional da unidade continua a mesma , e já não aguentamos mais tanta tortura e descaso,queremos atenção para que as providência cabivéis sejam tomadas, e que as coisas por aqui melhore.,pois nem mesmo nossas necessidade básica estão sendo súplidas por quem deveria suplir a atenção médica que estamos tendo ainda não é suficiente para atender todos os adolescente,doentes,muitas das vezes faltam produtos para asepisia da unidade,ambiente onde nos alimentamos também se encontra em condições precárias de higiene,isso faz com que muitos adolescente fiquem doêntes,a verba para nossos visitantes também não está sendo paga, nós e nossos familiares também reclamam para a direção da unidade,para ver se ela toma alguma providência,mas até o momento não obtemos exito nenhum ,oque mais nos impressiona é a aldacia dos torturadores que batem no peito e dizem não temer as autoridades alguma,porque nós só batemos é poque temos consentimentos de seus superiores a diretora da unidade quando lhe foi perguntado do fato ocorrido para ela a mesma diz não saber de nada e que iria procurar a saber.e nós já estamos cansados de sermos enganados e queremos providência sobre esses fatos por favor venha ver de perto o tratamento o qual sofremos nas revistas que é feita mensalmente que os funcionários aproveitam que estamos nos quartos e nos agridem,nos ajudem,estamos precisando da ajuda de voces com estrema urgencia esperamos que vejam esta carta e leiam ela com atenção e muito obrigado a todos aqueles que ajudarem e aos que continuam a nos ajudando e os que vão nos ajudar a acabar com as praticas de maus tratos e tratamentos desumanos…SOS.adolescentes da casa jatobá….

FRENTE DE LUTA PELO FIM DA FEBEM/FUNDAÇÃO CASA
AMAPARAR – ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS E FAMILIARES DE PRESOS/AS

7 respostas para 4ª Carta dos adolescentes da Febem/Fundação Casa

  1. Josuel

    Vejam bem, aqui esta uma carta escrita com palavras fortes e muitas que os jovens que estão lá nem sabem o significado, portanto nos leva a concluir que não é um adolescente escrevendo e sim uma pessoa qualquer que deseja ver funcionários APANHANDO dos adolescentes como acontece em grande parte das outras unidades, tento acreditar que este é um post sério mas levo a crer que esta mensagem nunca constará aqui. Onde esta os direitos humanos para defender os funcionários afastados por agressões de adolescentes ????????????????
    Aqui deixo minha indiguinação !!!!!!!!!!!!

  2. Ca

    Sabemos sobre o histórico da FEBEM/Fundação Casa e a cultura ditatorial existente nas instituições totais até os dias de hoje. Os relatos de adolescentes torturados permanecem, sendo as provas as próprias marcas nos corpos deles e na subjetividade das famílias, também agredidas constantemente. A quarta carta dos adolescentes vem de um processo de mais de seis meses de luta contra o que ocorre na unidade. Adolescentes, familiares e militantes dos direitos humanos conseguiram tensionar para que o subcomite contra a tortura da ONU visitasse a unidade e dialogasse com os adolescentes, visita a qual constatou os abusos e pressionou para o afastamento da então diretora do local. Os dados estão apresentados: violencia, relatos, marcas no corpo, pessima estrutura das unidades. A violência registrada por cartas dos adoelscentes e denuncias dos familiares nos devidos orgaos. E mesmo assim há um incomodo da sociedade quando lê e se depara com um pleno esclarecimento de nossa juventude diante os fatos. O incomodo é: eles sabem escrever! Pois sabem muito mais do que isso: sabem que possuem direitos e que não devem admitir vivenciar da forma como são tratados. Sabem ainda buscar recursos e auxilio junto a pessoas comprometidas para ampliarem sua consciência e sua forma de documentar. E que os funcionários façam o mesmo e denunciem o Estado (como fizeram recentemente soltando um documento, apontando conscientimente que os responsáveis pela violencia não são os adolescentes, e sim a estrutura e o descaso do Governo e da presidente da Febem), porque se o clima nas unidades é de guerra é porque existe um interesse político para tal, que é o de massacrar a juventude e os trabalhadores.

  3. Josuel

    Infelizmente tenho que descordar, o fato que está ocorrendo não é o descaso de GOVERNO e da PRESIDENTE e sim que estamos lidando com BANDIDOS, LADRÕES, ESTRUPADORES entre outros, agora só por serem menos de idade não podem serem responsabilizados corretamente pelos crimes realizados ? Por este motivo em grande parte das unidades os funcionários trabalham com este clima de guerra pois o tal de DIREITOS HUMANOS só funciona para este tipo de gente, OS FUNCIONÁRIOS que estão MORRENDO que se danem, mas quando é um adolescentes tem toda esta repercussão, coitadinho !!!! Vejam bem sociedade, temos que mudar a nossa lei para punir da forma correta esses INFRATORES, e não procurar pelo em ovo, se quer viver como estivesse na em casa não ROBA, não FURTA, não MATA entre outros que eu poderia mencionar.

    • Luka – Autor

      Bem, caro Josuel, primeiro acredito que realmente tu não entendes nada do que é a luta por direitos humanos, sim um encarcerado pode ter cometido um crime, mas a sua pena não inclui tortura ou coisa que o falha, até onde saiba isto é crime no Brasil (apesar de ser muito praticada pela polícia dentro das periferias e de algumas universidades, mas ainda é crime). Compreender que o sistema carcerário brasileiro faz parte de um sistema societário complexo é fundamental, por que sinceramente não acredito na lógica de escolher o roubar, matar e afins como projeto de vida, acredito que há um setor da sociedade que é colocado na marginália, sem direito a educação, saúde e trabalho e que precisa sobreviver.
      Sinceraemente, as tuas críticas me soam apenas o senso-comum, uma coisa é punir um crime, outra coisa é privar a pessoa de seus direitos básicos (coisa que não é só privada na Fundação Casa ou na penitenciária, mas também na vida cotidiana, por que que tá preso normalmente é negro, jovem e da periferia e não tem acesso na periferia também aos seus direitos…)
      É um círculo vicioso. E sim, este blog defende direitos humanos para o povo pobre, mulheres, jovens, encarcerados e trabalhadores.

  4. Josuel

    Muito bem, mas ai que você se engana, o esteriótipo de que o preso normalmente é negro e da periferia não condiz mais com a realidades, atualmente metade ou um pouco mais dos encarcerados já são brancos, e saliento que muitos deles não são da classe C. Acredito sim no fim na violência nos presídios e etc. mas infelizmente a maneira de combater esse tipo de população dentro de um presidio é tomando as mesmas atitudes punitivas dos mesmos, é uma pena que os funcionários tenham que se rebaixar neste nível, mas infelizmente é a única forma de conseguir um pingo de respeito. Sugiro que faça alguma visitas há presídios, febems e veja como eles são muito bem tratados no caso das febem eles possuem 5 refeições diárias, roupa limpa, acesso a cursos profissionalizantes mas infelizmente 90% não sabem aproveitar o que o governo esta lhe dando.
    Agradeço a conversa e espero que os direitos humanos comecem a funcionar para os 2 lados, e antes de divulgar uma carta falando de maus tratos devemos conhecer o local que esta acontecendo e analisar todas as partes funcionários x infratores pois da mesma forma que existe maus tratos aos infratores existe pra os funcionários.
    Assim concluo a minha participação no seu forum.
    Obrigado

  5. Alex

    Concordo plenamente, hoje, o que se vê é uma total inversão de valores, nas escolas publicas nossos filhos não tem metade dos benefícios que tem esses delinquentes e mais, o cara chega na Fundação Casa faz o que quer, e não pode ninguem impedir os seus atos de vandalismo e delinquencia!? ou seja o que o jovem realmente aprende nesse sistema? que vale mais a pena ser bandido do que trabalhador, pois é exatamente isso que todos la dentro enxergam, todos os dias, adolescentes e funcionarios, e só pra confirmar o que falo, te faço uma proposta caro amigo criador do blog, pesquize quantos funcionarios estão pedindo demissão deste inferno todos os dias e quantos estão afastados por doenças relativas ou trabalho e agressões sofridas pelos pobres coitadinhos dos adolescentes, feito isso, volte aqui e expresse novamente sua opinião.

  6. jonata

    quem deixa esse comentário e um ex-detento,. passou por humilhação, opressão e tortura na unidade cedro ui 38 .. abuso de poder da senhora diretora…resultado no mundão e mais ódio ……. 1 ano e 2 meses de puro veneno …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s