Família, sociedade e a declaração mais política de Bento 16

As lideranças da igreja católica tem conseguido se superar neste começo do ano, primeiro a infeliz declaração do arcebispo de Granada sobre o fato das mulheres que praticaram aborto devessem ser estupradas e esta semana o papa Bento 16 declara que o casamento gay é uma ameaça para a humanidade. óbvio que a declaração causou furor tanto entre os mais religiosos mais dogmáticos, quanto entre militantes LGBTs, dos direitos humanos e feministas. Pois apesar de diversos indícios e o forte apego dogmático a necessidade da formação da família do final do século passado para o começo deste – pelo que eu me lembre, né? – os pontífices não faziam declarações tão claras do ponto de vista da moral, era algo muito mais velado.

Qual a diferença entre Bento 16 e Silas Malafaia? Com todo o respeito e sem medo de ser linchado, eu diria que, nesses casos, nenhuma. O polêmico líder da Igreja Vitória em Cristo é conhecido por declarações contundentes na defesa de uma visão conservadora e seus discursos, não raras vezes, confundem liberdade religiosa e de expressão com uma guerra contra a diversidade. Somos mais coniventes com o ex-cardeal Ratzinger por conta do tamanho da Igreja Católica e sua influência na formação da nossa sociedade ocidental, mas o conteúdo contra direitos dos homossexuais está presente nas falas de ambos.

De tempos em tempos, homossexuais são vítimas de preconceito nas ruas só porque ousaram andar de mãos dadas. Enquanto isso, seguidores de uma pretensa verdade divina taxam o comportamento alheio de pecado e condenam os diferentes a uma vida de inferno aqui na Terra. (SAKAMOTO, Leonardo. Qual a diferença entre Bento 16 e Silas Malafaia?)

Não é de se estranhar que em um momento onde há um notório recrudescimento o conservadorismo pelo mundo e em especial no Brasil haja espaço para tanto preconceito e para uma visão conservadora do que deve ser uma família, pois sabe como é: LGBTs só podem criar crianças LGBTs, e héteros só podem criar crianças héteros. Essa é a norma divina instuída, mas esperem! Quantas famílias LGBTs existiram até hoje no mundinho azul? Quantas héteros? Tenho certeza que até hoje a maioria das famílias que criaram pessoas LGBTs eram famílias héteros, algumas mais liberais, outras mais conservadoras; porém tudo família hétero em sua maioria.

Sendo assim, se o casamento LGBT é uma ameaça para a sociedade, então os héteros são bem mais, por que famílias héteros criaram pessoas LGBTs que hoje querem se casar e ter sua própria família. Até por que são héteros que começam guerras, aplicam política de austeridade na economia dos países etcetc.

Nessa hora me lembram do Kassab e da sua política genocida na cidade de São Paulo, aí eu só coloco uma ressalva: minha gente! Ele entregou a chave da cidade ao nazi papa, considerá-lo um aliado na luta LGBT é meio demais, né? Este debate não é apenas um debate liberal, mas também um debate de classe, compreender a quem se ataca quando se prega um modelo hermético de família, pois se fossemos seguir a risca o que é a família para a igreja e fossemos ver a realidade constataríamos que a declaração de Bento 16 se coloca frontalmente contra a toda constituição familiar que fuja da heteronormatividade, seja LGBT ou não.

Por fim, a declaração do pontífice também ataca as mulheres, pois se uma família serve para gerar descendentes, então a mulher é uma incubadora e apenas isso e o homem continua em seu belo status de herdeiro e chefe de família. A declaração de Bento 16 nada mais é do que um projeto societário, que a burguesia mais reacionária também defende e ao qual precisamos nos opor com outro projeto societário e para mim esse projeto é sim o socialismo.

Responder a Família, sociedade e a declaração mais política de Bento 16

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s