Líbia: a “libertação” não será para as mulheres

Uma breve nota da Nathalie Arthaud do Lutte Ouvriére, organização trotskista francesa, sobre o processo que se inicia agora na Líbia após a morte de Kadaffi, cenário bem diferente do que acompanhamos na Tunísia e no Egito. Acredito que seja muito mais por conta da falta de uma campanha no mundo árabe pela auto-organização do povo líbio para se combater tanto a ditadura de Kadaffi, quanto a intervenção da OTAN.

Já havia publicado aqui um post sobre a situação das mulheres durante o conflito instaurado neste país aqui no blog.

A tradução é minha com a ajuda do Google Tradutor, como de costume e baseada na tradução para o espanhol publicada no Kaos en La Red.

Os responsáveis do Conselho Nacional de Transição anunciaram oficialmente ontem a “libertação” da Líbia. Mustafá Abdeljalil, presidente do Conselho Nacional de Transição e ex-Ministro da Justiça do regime de Kadaffi, disse muitas coisas sobre o que o povo líbio pode esperar desta “libertação”.

O que está claro de agora em diante, mesmo havendo no futuro alguma medida de democracia no país, e isto não é uma segurança, metade da população líbia estará marginalizada desta “libertação”: as mulheres.

Abdejalil anunciou que a futura Constituição líbia deve ter inspiração nas “leis islâmicas”, e todas as primeiras leis anunciadas simbolizam um retrocesso de 40 anos para as mulheres líbias, pois o divorcio será proibido e a poligamia deve ser restaurada.

O regime de Kadaffi foi uma ditadura infame. Porém o novo regime já mostrou a intencionalidade de oprimir as mulheres, não devendo ser melhor que o anterior. Quando os países imperialistas que há meses bombardeiam a Líbia assinarem bons contratos para suas multinacionais, zombaram da sorte das mulheres líbias, assim como zombavam do destino dos opositores de Kadaffi.

Responder a Líbia: a “libertação” não será para as mulheres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s