Diário Liberdade: As mulheres, a criminalização e o nosso lugar na política

Segue o oitavo texto da coluna A segunda luta que trata basicamente de feminismo e política, a qual publico no Portal Diário Liberdade. Este texto também foi publicado na revista “Erguendo Barricadas! Basta de assassinatos”, publicação lançada no mesmo dia em que ocorreu o ato homônimo na PUC/SP.

Objetivamente quando pensamos em criminalização dos movimentos sociais em geral já deveríamos conceber a criminalização das mulheres, justamente por estas serem mais da metade da classe trabalhadora hoje, sofrendo com os projetos como os megaeventos, PAC que tanto tem sido parte do debate do movimento hoje. Porém há também as questões específicas que precisam ser levadas em conta, algumas com relação direta com a conjuntura e projetos de reestruturação das cidades e outras relacionadas as discussões de sexualidade.

O investimento apenas formal em políticas públicas para assegurar os direitos das mulheres por parte dos governos federal, estaduais e municipais apenas torna o problema mais crônico em todo Brasil. Assim como no movimento as pautas feministas são encaradas como a cereja do bolo, na sociedade as mulheres ainda são vistas como seres de segunda classe, que merecem apenas o reconhecimento formal de sua igualdade junto aos homens, mas não o reconhecimento prático desta igualdade.

O texto pode ser lido por completo aqui.

Uma resposta para Diário Liberdade: As mulheres, a criminalização e o nosso lugar na política

  1. Diê

    Luka, um texto como o seu merece milhares de mulheres e homens comentando. Afinal, devemos fortalecer a luta pela visibilização das mulheres, que estão em todos os movimentos sociais, em todos os segmentos sociais, que são as maiores vítimas da inexistência ou ineficácia de políticas públicas e da opressão do sistema capitalista. Essa invisibilidade é sintomática de uma sociedade machista, sim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s