Diário Liberdade: Os conservadores, a cegonha e a misoginia do congresso nacional

Segue o quinto texto da coluna A segunda luta que trata basicamente de feminismo e política, a qual publico no Portal Diário Liberdade.

No ano passado, o movimento feminista conseguiu duas vitoriazinhas no âmbito da discussão sobre a legalização do aborto, direitos sexuais e reprodutivos: o engavetamento do Estatuto do Nascituro e do Cadastro de Gravidez. Nessa hora, eu preciso dar uma pausa e perguntar para os mais de 500 parlamentares homens se eles já engravidaram, pariram ou qualquer coisa do tipo? Porque, pra tomar decisões sobre o corpo, saúde e direitos das mulheres, no mínimo, precisariam buscar compreender a nossa realidade pra além do dogmatismo religioso e conservador, ou não?

Porém, 2011 começou e, apesar da presidente mulher, começou mal para as mulheres. Em “Uma cegonha que pare crianças e criminaliza as mulheres” falei da via expressa que este programa abria para o cadastro de gravidez. Procurando mais atentamente informações e apoios que a Rede Cegonha vem recebendo, encontrei a programação do 4º Encontro Brasileiro de Legisladores e Governantes Pró-Vida, espaço que organiza de forma nacional, estadual e municipal as Frentes Parlamentares em Defesa da Vida – Contra o Aborto. Na divulgação deste encontro, aparece explicitamente o apoio destes parlamentares à Rede Cegonha, salientado que o objetivo principal deste programa é a proteção do nascituro e da gestante, isso sem contar o destaque dado à participação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no evento – que acabou não indo ao encontro, mas a Rede Cegonha esteve lá representada por Maria Esther de Albuquerque Vilela, da área técnica de saúde da mulher do Ministério da Saúde.

Responder a Diário Liberdade: Os conservadores, a cegonha e a misoginia do congresso nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s