Diário Liberdade: O combate às opressões específicas na agenda brasileira

Segue o terceiro texto da coluna A segunda luta que trata basicamente de feminismo e política, a qual publico no Portal Diário Liberdade.

Fiquei matutando aqui durante uma semana sobre o que escrever hoje, pois muitas coisas aconteceram: STF julgou constitucional a Lei Maria da Penha, houve mais um ataque homofóbico na região da Av. Paulista em São Paulo, Dilma lançou a Rede Cegonha em Minas Gerais e, novamente, o deputado Jair Bolsonaro (PP/RJ) volta à mídia falando suas besteiras reacionárias, homofóbicas e racistas. Todas são questões relevantes quando se debate a opressão de gênero no Brasil – mesmo o anacronismo do deputado Bolsonaro, pois nada mais é do que a alegoria do conservadorismo brasileiro.

Os quatro acontecimentos são a ponta do iceberg do aprofundamento do machismo na nossa sociedade; talvez o mais grave tenha sido a contestação no começo do ano sobre a constitucionalidade da Lei Maria da Penha e dos dispositivos jurídicos que ela criou. O STF acertou em julgar constitucional a lei, porém o investimento mínimo na implementação de casas, abrigos, centros de referência e na capacitação dos profissionais do judiciário para acolher a mulher em situação de violência ajuda a perpetuar a impunidade e os altos índices de feminicídio no país. Criar a lei e não ter verba para implementá-la, seja no âmbito estadual ou federal, está longe de garantir a vida das mulheres no país e, na verdade, acaba apenas sendo uma fachada bonita para os graves problemas de opressão de gênero. A lei é importante, mas a real implementação dela sem cortes de verba é essencial para o combate da violência machista.

O texto pode ser lido por completo aqui.

Responder a Diário Liberdade: O combate às opressões específicas na agenda brasileira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s