Diário Liberdade: A segunda luta

Bem, pra quem ainda não viu faz mais ou menos um mês que comecei a escrever uma coluna para o Diário Liberdade, o nome é A segunda luta e fala basicamente sobre política e feminismo. O primiero texto segue abaixo.

Esta é a minha primeira contribuição aqui pelo Diário Liberdade. Confesso estar ansiosa e nervosa, pois uma coisa é tu escreveres no teu próprio blog e outra é escrever uma coluna em um portal. Pelo menos para mim, estas coisas tem peso diferente, mas pode ser uma imensa bobagem.

A segunda luta é a nova coluna deste portal e tem esse nome retirado do trabalho de conclusão de curso da jornalista Gabriela Moncau, formada recentemente pela PUC/SP. Este trabalho a qual me refiro trata justamente da secundarização da luta das mulheres pela esquerda socialista e isso não é exclusividade da luta das mulheres, mas acontece também com a luta antirracista e LGBT. Como a relação entre feminismo e socialismo será um dos temas permanentes por aqui, achei o nome apropriado e a homenagem necessária.

Como assim o feminismo é uma luta secundarizada?

Ora, o maior exemplo disso são as campanhas eleitorais, em especial esta última. Ano passado, tivemos nas principais candidaturas duas mulheres disputando a presidência da república e que, em relação a temas importantes para o feminismo, acabaram tucanando o debate – tanto que a atual presidenta Dilma Rousseff foi eleita capitulando a direita reacionária em temas como a legalização do aborto, casamento civil igualitário, limite da propriedade de terra e tantos outros importantes para os movimentos sociais organizados e que têm influências direta no papel da mulher na sociedade. Ou seja, são temas que possibilitariam o empoderamento real das mulheres, dando autonomia a de verdade nós.

O texto pode ser lido por completo aqui.

Responder a Diário Liberdade: A segunda luta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s