O Haiti é na cidade maravilhosa

Ontem no Blog do João Villaverde começou interessante debate sobre a situação crítica que temos acompanhado no Rio de Janeiro.

Não sou nenhuma especialista em criminalização da pobreza ou direitos humanos, mas me intriga este sangue nos olhos da classe média e elite carioca para cima dos morros e da periferia, é óbvio que o caso no Rio, me parece, um tanto dramático, como tantos casos que já vimos acontecer em diversas cidades brasileiras. Em 2006 foi o PCC aqui em São Paulo por conta da disputa entre empresas rodoviárias e perueiros, as notícias eram aterradoras e os mortos estavam todos localizados na periferia da cidade.

As duas melhores analises sobre o que acontece no Rio de Janeiro hoje eu encontrei na entrevista concedida pelo Marcelo Freixo ao Terra Magazine e um post do Blog do Sakamoto. Acho coerente analisar este rebu todo pela ótica de falência do projeto de segurança pública do Rio, que foi alardeado a torto e a direito durante as eleições até mesmo pela presidenta eleita. A cada hora que entro em um site de notícias ou abro meu email só vejo contagem de corpos na periferia, quem perde no final sempre é quem tá no lado mais fraco e no caso o lado mais fraco não é o da polícia ou o dos traficantes, mas o do povo que mora ali no morro e é “confundido” com suspeito.

Quantos “suspeitos” terão sido executados pela polícia militar e pelo BOPE? Quantas mães, irmãs, esposas e namoradas serão destratadas pela polícia ao ir procurar o corpo de seus entes queridos? Quantos anos levarão para investigar essas execuções?

Todas as galerias de imagens que carreguei nos sites de notícias me remeteram diretamente a imagens que já vi do Haiti durante estes anos todos de invasão da MINUSTAH naquele país, é o Brasil exportando o que tem de melhor das suas políticas o extermínio de preto e pobre.

No mais seguimos vendo de um lado um engravatado reclamando que perdeu o carro e do outro gente que não pode abrir a boca se não leva chumbo.

Responder a O Haiti é na cidade maravilhosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s