Reunião com o CONSAD da PUC/SP, destaque para a demanda das mulheres por creche!

Como nos últimos dias, divulgando o que foi discutido com o CONSAD (Conselho Administrativo da PUC/SP) das demandas que estavam sendo reivindicadas pelos estudantes que ocuparam a reitoria semana passada e desocuparam na mesma semana.

Atentem para o item sobre ter uma CEI na PUC/SP, fico realmente feliz em ver que o movimento estudantil puquiano não relegou para segundo plano a demanda das mulheres e homens que possuem filhas/os e muitas vezes não tem onde deixá-los para ir estudar! Ponto pras mulheres puquianas que conseguiram esta interface fantástica entre movimento auto-organizado e movimento misto!

Mensalidades

Hoje – Consad quer aumentar as mensalidades para 12,5% com base no aumento da inflação, no dissídio coletivo dos professores e no índice de inadimplência na PUC (em torno de 3%)

Proposta – Reajustar as mensalidades em 9,5%, ou seja, diminuir o reajuste em 3%.

Bolsas de estudos

Hoje – Nenhuma bolsa de estudos integrais da Fundas foi cedida nesse ano.

Proposta – Abrir um edital cedendo entre 50 a 100 bolsas integrais da Fundação São Paulo + 50 bolsas de Iniciação Científica.

Inadimplência

Hoje – O estudante em dívida com a PUC só podia parcelar sua dívida em 3 vezes, e às vezes, em 5 vezes.

Proposta – Estudante terão a possibilidade de parcelar dívida em 3 vezes, não sendo possível, o direito a parcelar suas dívidas em 5 vezes está garantido.

Bandejão

Hoje – O preço do bandejão é R$8,90.

Proposta – Diminuir o preço do bandejão para R$ 6,00 (sendo que a Fundasp arcará com o restante do custo). Formar comissão para estudar proposta de ceder bolsa alimentação aos estudantes que não têm como pagar e estudar contrato com a empresa do bandejão.

Criminalização ao movimento estudantil

Antes – Ameaças constates de que os estudantes poderiam ser punidos.

Compromisso – Não haverá punição a nenhum estudante por essa ocupação de reitoria.

Auditoria da dívida da PUC-SP

Hoje – Nenhum acesso aos documentos da dívida da PUC. São feitas 3 auditorias (PIG, Ministério Público, Receita Federal).

Proposta – Aceitaram que a comunidade organize e faça uma auditoria da dívida da PUC, contanto que se mostre “seriedade”, seja “profissional”.

Centro de Educação Infantil

Hoje – As mães e pais (estudantes, professores e funcionários) que têm filhos pequenos não tem nenhum lugar concedido pela universidade para deixarem seus filhos.

Proposta – Se reunir com Hélio Deliberador(pró-reitor comunitário) e Márcia (diretora de campus) para discutir proposta de criação de um CEI na PUC. Preparar projeto que contemple isso.

Trabalhos terceirizados e contratos dos professores

Discutir em próxima reunião a importância da efetivação dos funcionários terceirizados ao quadro de funcionários da PUC e o respeito aos direitos dos professores. Isso também está sendo trabalhado pelas entidades de professores e funcionários.

OBS.: ao final da reunião, depois de muita insistência nossa, eles se pronunciaram favoráveis à manutenção das conquistas do curso de Serviço Social. No início da reunião eles tinham dito que iam retirar as conquistas.

Responder a Reunião com o CONSAD da PUC/SP, destaque para a demanda das mulheres por creche!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s