Abstenção e despolitização são o resultado vencedor das eleições

Acabaram as eleições brasileiras, e felizmente com o final esperado de eleger Dilma Rousseff presidenta do Brasil. Porém o que marcou estas eleições foi o descaso da população brasileira com o processo e as decisões do que se quer para o Brasil politicamente, muito se falou da dificuldade em se eleger Dilma, de como a política foi sequestrada pelo extremismo religioso durante o segundo turno, de como Dilma e Serra deveriam disputar os votos que tinham sido de Marina, mas pouco se olhou para aquele número do primeiro turno de abstenções, pois já no primeiro turno o número de votos nulos, brancos e não comparecimento as urnas era maior do que a votação da candidata verde.

Já no segundo turno a abstenção foi de quase um terço da população brasileira, Dilma não chegou a atingir nem os 50% dos votos se formos contar estas abstenções e o desempenho de Serra é ainda mais fraco, não chegou nem aos 40% dos votos. No final das contas com tanto dossiê, escândalo seja de mensalão de qual partido for, metrôgate, sanguessugas e tantos outros tem paulatinamente feito o brasileiro peidar para a política e aquelas/es que acabam se envolvendo com a temática e fazendo discussão mais profunda e séria para a cosntrução de um projeto de sociedade seja ele qual for são vistos como a escória da humanidade, pois política é encarada como o chorume social.

Infelizmente quem perde com isso não é a Dilma, o Serra ou qualquer outro candidato, mas sim a sociedade, pois daquelas/es que se abstiveram um número muito pequeno tem consciência política do que está fazendo, o resto é resultado do retrocesso da consciência política, da despolitização imposta neste país nos últimos 20 anos e, infelizmente, a responsabilidade dessa despolitização e retrocesso é ônus a ser carregado pelo PT & Cia e pela tão fragmentada esquerda-socialista.

Não dá para não encarar este problema, a eleição foi despolitizada não apenas por que tucanos se renderam a doce melodia do fundamentalismo e apelaram para a baixaria, nestes últimos 20 anos foi assim que a direita clássica fez campanha política, ou ninguém lembra do caso do sequestro Abílio Diniz em 89? Ou do marketing moralista usado para cima de Lula naquele mesmo ano quando a direita explorou o fato dele ter uma filha fora do casamento? A baixaria sempre foi gene presente na linhagem da direita de fazer campanha. Se a direita sempre usou artimanhas e sortilégios para tentar ganhar as eleições o que mudou neste ano? Mudou que as crises abertas este ano são sintoma do quanto a consciência do povo brasileiro retrocedeu, de como a lógica de apenas ganhar no voto e não travar o debate político completo ganhou espaço em todos os setores que organizam política neste país.

A vitória deste ano infelizmente é sim da burguesia, mesmo com as dierenças superficiais existentes entre Dilma e Serra, é uma vitória daquelas/es que preferem ver o povo despolitizado, desorganizado, pois assim não são passíveis de exigir mudanças profundas para além daquilo que lhes é dado e infelizmente a esquerda brasileira ainda não possui projeto de unidade suficiente para politizar e se contrapor a esta lógica cruel que está aí colocada seja durante as eleições, seja no dia-a-dia dos movimentos sociais.

Agora é hora do pós-eleição, divisão da torta de ministérios e das declarações das direções dos movimentos sociais falando o quanto acreditam no governo Dilma, nada muito diferente do que foi a primeira vez que Lula foi eleito, mas com um porém, não há Carta ao Povo Brasileiro, não foi necessário dessa vez, pois ela foi apresentada diretamente durante o programa eleitoral da candidata petista.

Responder a Abstenção e despolitização são o resultado vencedor das eleições

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s