Bênção católica para união gay gera polêmica na Bélgica

da Efe, em Bruxelas

Uma cerimônia religiosa realizada na paróquia mais antiga de Liège (nordeste da Bélgica) para um casal de gays gerou uma polêmica que estampa as capas dos principais jornais do país.

O capuchinho Germain Dufour, um padre operário e ex-senador ecologista, celebrou, em 13 de fevereiro, uma cerimônia na igreja de Saint-Servais para abençoar a união de dois gays católicos.

Michel e Christian, de 45 e 43 anos, respectivamente, tinham ido anteriormente à Prefeitura a bordo de uma limusine branca para formalizar a união civil.

Segundo o jornal “La Dernière Heure”, o casal foi depois à paróquia para a cerimônia religiosa, na qual o padre abençoou as alianças, mas não repartiu a comunhão. Por isso, o sacramento não pode ser considerado válido.

Michel e Christian se conheceram pela internet há um ano e meio e se defendem dos críticos afirmando: “Somos católicos, e os dois queriam se casar na igreja”.

“Um amigo padre deveria realizar a cerimônia, mas como ele não estava livre, nos dirigimos a outro”. Foi Dufour quem pediu à paróquia de Saint-Martin permissão para oficiar a bênção na igreja de Saint-Servais, segundo afirmaram os noivos à publicação.

O porta-voz dos bispos na Bélgica, Eric De Beukelaere, criticou o fato e disse que “não o classifica como casamento religioso”.

Ele lembrou que homossexuais são “bem-vindos em nossas igrejas”, mas insistiu que o sacramento do casamento é “reservado aos casais formados por um homem e uma mulher”.

A cerimônia oficiada em Liège, segundo o da rádio belga RLT, foi considerada um “escândalo” pela igreja que “lamentou o fato”.

Fonte: http://www.folha.uol.com.br/

Imagem: http://associacaodastravestisetransexuaisrj.blogspot.com/

Responder a Bênção católica para união gay gera polêmica na Bélgica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s